Tostão

Tostão

Ídolo incontestável e com passagem marcante pelo Cruzeiro, Tostão - o Eduardo Gonçalves- ganhou o apelido ainda criança. Teve seu primeiro contato com o Atlético MG quando ainda tinha sete anos e jogou pelo time do bairro, marcando um gol contra aquele que seria seu rival num futuro um pouco distante.

O atacante iniciou sua carreira já no Cruzeiro em 1961 jogando futebol de salão e no ano seguinte agora com 15 anos, já defendia o time no gramado, pela equipe júnior de futebol de campo.

Foi com Dirceu Lopes que Tostão formou uma das duplas de maior talento e reconhecimento do futebol brasileiro de todos os tempos.

No período de sete anos em que defendeu o Cruzeiro, Tostão fez nada mais nada menos do que 249 gols em 378 jogos vestindo a camisa estrelada. 

Dos inúmeros momentos mágicos que Tostão viveu no Cruzeiro, um deles marcou a história do clube para sempre.  Em 1966 a raposa humilhou o Santos de Pelé em pleno Mineirão, com o próprio em campo seguido da artilharia pesada de: Pepe, Mauro, Zito, Mengálvio, Gilmar, Coutinho e outros grandes jogadores. Foi uma noite de gala com direito a placar de 6 a 2 para o Cruzeiro e a derrota mais humilhante do até então imbatível time da Vila Belmiro.

O episódio deu ao Cruzeiro ainda mais destaque na mídia e como era de se esperar, as atuações impressionantes de Tostão lhe renderam convocações para a seleção brasileira, onde teve a chance de marcar 36 vezes.

O meia é o maior artilheiro da história do Cruzeiro e fez a sua última partida pelo time no ano de 1972 no campeonato mineiro, encerrando o glorioso ciclo de vitórias e marcas históricas com a camisa Celeste! 

 

                   Títulos

•                Taça Brasil 1966

•                Campeonato Mineiro 1965,1966,1968,1969

•                Torneio Início de Minas Gerais

 

Artilharia

 

•                Campeonato Mineiro 1965

•                Campeonato Mineiro 1966

•                Campeonato Mineiro 1967

•                Campeonato Mineiro 1968

•                Campeonato Brasileiro 1970



Outros Ídolos Celestes




História

Títulos

Ídolos Celestes

Jogadores Clássicos

Torcida

Mantos Celestes

Clássicos

Cruzeirenses Ilustres

Estatísticas

Curiosidades

TV Nação

Humor

Cliques da Nação

Artistas Celestes

Gatas Celestes

Tabelas

Calendário de Jogos

Downloads