Dida

Dida

Nelson de Jesus da Silva, mais conhecido como Dida ( Irará, Bahia, 7 de Outubro de 1973 ) defendeu o Cruzeiro entre 1994 e 1998, tendo sido peça fundamental ao time, principalmente pelas conquistas da Copa do Brasil de 96 e da Libertadores de 97. Foi também tetracampeão mineiro ( 94, 96, 97 e 98 ) e Campeão da Copa Ouro ( 1995 ).

De jeito tímido e reservado, o baiano de 1,95 era um gigante não só por sua estatura, mas também por sua perfomance dentro de campo. Misturando frieza e eficiência, Dida ficou conhecido por se destacar em cobranças de pênaltis, onde o arqueiro sempre se sobressaía com suas defesas.

O auge:

Em 1996, o Cruzeiro enfrentaria a fortíssima equipe do Palmeiras, conhecida na época como " Seleção Parmalat ". Após empate em 1a1 na capital mineira, o título palmeirense parecia questão de tempo para a imprensa e para o próprio Palmeiras, que aos 5 minutos saiu na frente da equipe Estrelada com gol de Luisão.

Aos 25 da primeira etapa, Roberto Gaúcho empatou o jogo, deixando em silêncio a torcida da equipe mandante.

A partir daí, começava a brilhar a estrela do baiano, que após incessantes milagres viu o time Celeste virar o jogo com Marcelo Ramos, de forma heroica, após falha grotesca de Velloso, garantindo assim o Bicampeonato da Copa do Brasil ao Maior de Minas.

Em 1997, Dida faria história novamente. Após um começo pífio na Libertadores, o Cruzeiro reagiu e conseguiu avançar rumo ao que seria uma conquista histórica.

Dida teve participação fundamental como sempre, principalmente na reta final do torneio, onde defendeu dois pênaltis contra o Colo Colo em Santiago nas semifinais e depois na grande final, onde fez defesa milagrosa após rebote dado por ele mesmo em cobrança de falta contra o Sporting Cristal.

Suas boas atuações e sua fama de exímio pegador de pênaltis chamaram atenção do Milan da Itália, que em 1998 tirou o arqueiro do Maior de Minas.

Desde então, ficaram as lembranças de um dos maiores goleiros que já vestiram o Manto Estrelado.

                                             Títulos

•                Copa Libertadores 1997

•                Copa do Brasil 1996

•                Campeonato Mineiro 1994, 1997, 1998

 



Outros Ídolos Celestes




História

Títulos

Ídolos Celestes

Jogadores Clássicos

Torcida

Mantos Celestes

Clássicos

Cruzeirenses Ilustres

Estatísticas

Curiosidades

TV Nação

Humor

Cliques da Nação

Artistas Celestes

Gatas Celestes

Tabelas

Calendário de Jogos

Downloads